Logo_FEBS-SP


A história do Beach Soccer no Brasil

Em menos de duas décadas, o beach soccer viajou das areias de Copacabana até os corações de milhares de praticantes e torcedores no mundo todo. A participação de jogadores mundialmente famosos como o brasileiro Junior Negão, o português Madjer e o espanhol Amarelle ajudaram a ampliar a cobertura televisiva a grandes audiências em mais de 170 países, fazendo da modalidade um dos esportes profissionais que mais crescem no mundo e transformando-o em um ótimo exemplo de oportunidade comercial.

O futebol de praia é praticado como forma de entretenimento em todo o mundo há muitas décadas e em diversos formatos diferentes. No entanto, as regras oficiais só foram consolidadas em 1992, quando um torneio foi promovido como uma espécie de teste em Los Angeles. No ano seguinte, foi realizada em Miami a primeira competição profissional de beach soccer, com as presenças de Estados Unidos, Brasil, Argentina e Itália.

Em abril de 1994, a praia de Copacabana sediou o primeiro evento televisionado da modalidade. No ano seguinte, o Rio de Janeiro recebeu a edição inaugural do Campeonato Mundial de Beach Soccer, vencido pelo Brasil. O sucesso do torneio fez com que o interesse internacional começasse a crescer.

A demanda cada vez maior deu origem em 1996 aos eventos do Pro Beach Soccer Tour. Na primeira edição, foram realizados 60 jogos em dois anos na América do Sul, Europa, Ásia e América do Norte, atraindo nomes importantes da modalidade.

O interesse pela competição na Europa levou à criação em 1998 da Liga Profissional Europeia de Beach Soccer, que proporcionou uma sólida infraestrutura para elevar o profissionalismo em todos os níveis. A competição, hoje conhecida como Euro BS League, uniu promotores de todo o continente e foi bem recebida pela imprensa, pelos patrocinadores e pela torcida.

Poucos anos depois da sua criação, o esporte já havia dado um enorme passo rumo a uma estrutura internacional de competições. O campeonato europeu ganhou em importância, com a emocionante temporada de 2000 sendo decidida entre Espanha e Portugal. Nos anos seguintes, o avanço continuou dentro e fora das arenas, com a Euro BS League aparecendo como a mais forte competição de beach soccer. Em 2004, foram 17 nações participantes, número que subiu para 20 em 2005.

Foi justamente em 2005 que o futebol de areia passou a ser administrado pela FIFA. Em maio daquele ano, a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA foi realizada em Copacabana. Para a surpresa de todos, o Brasil foi eliminado nas semifinais e a França derrotou Portugal na decisão.

Entretanto, no ano seguinte, na primeira edição do torneio com 16 países, o Brasil teve a sua vingança: na final da competição, passou com facilidade pelo Uruguai para conquistar o seu primeiro título da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA. A França de Eric Cantona ficou em terceiro lugar, derrotando Portugal na decisão do bronze. O Brasil repetiu o título em 2007, 2008 e 2009 derrotando nas finais, respectivamente, México, Itália e Suíça. Na última edição, porém, um novo campeão emergiu: em Ravena, a Rússia desbancou os brasileiros na final.

Fonte: FIFA

 

Publicidade

Últimas notícias da FEBS-SP

16/08/2024 06h07

16/08/2024 06h05

01/07/2023 10h59

14/09/2022 07h28

11/01/2022 00h10

03/11/2021 22h17




Publicidade



Publicidade



Publicidade